
História
Surgimento do Kart no Barro
Toda a história do Kart no Barro teve início no município de São Gabriel da Palha com a aquisição do primeiro kart por Mazinho Grinewald. Ele descobriu um chassi na Glória, em uma de suas viagens a Vitória, e então o comprou e levou para sua cidade.
Ao chegar a São Gabriel, Mazinho teve a idéia de adaptar um motor de moto (Honda CG) ao chassi. Convidou então um amigo chamado Dungue Hortelã para montar o primeiro kart. Foram feitas várias adaptações, como o filtro de ar, alavanca de marcha, pedal de acelerador, dentre outras. Depois de concluído o trabalho, o kart foi batizado de “FERRARINHA” devido o chassi ser de cor vermelha. Após alguns meses Marcos Bayer e seu sobrinho Cássio Boy compraram a “Ferrarinha” em sociedade, então a reformaram por completo e deram início a brincadeira que meses depois viria a se tornar uma sensação.
Com o tempo começaram a surgir mais karts na região. Marcos e Cássio compraram o segundo kart, Welington Azeredo o terceiro, Gilson Martins o quarto, seguidos de outras pessoas. Então foi improvisada uma pista de barro batido para que todos se reunissem para competir. O nome Kart no Barro surgiu devido a esse tipo de terreno em que as competições aconteciam. Para não levantar muita poeira a pista era molhada, o que a tornava mais escorregadia no início da prova, aumentando a emoção da brincadeira. A experiência com o tipo de piso fez surgir pistas bem compactadas que, umedecidas na medida certa, aumentavam a aderência dos pneus, o que possibilitava o aumento de velocidade.
Foto: Pista no município de São Gabriel da Palha.
O esporte foi evoluindo e ganhando vários adeptos, logo foi organizado o primeiro Campeonato regional em 2003. Com o passar do tempo o esporte se expandiu para outras partes do estado do Espírito Santo. A modalidade despertou curiosidade de muitos, despertando a atenção de jornal, rádio, e TV, que, aliás, rendeu matérias feitas por dois programas; Globo Esporte (Rede Globo) e Em Movimento (TV Gazeta, filiada da Rede Globo).
Ao todo foram realizados cinco campeonatos na região de São Gabriel da Palha, com o primeiro tendo início em 2003. A última etapa do Campeonato de 2007 contou com a cobertura da TV Gazeta. Foi nesse dia, após acompanhar a etapa, que Pedro Sacconi Neto começou a se interessar pelo esporte.
Pouco tempo depois Pedro entrou em contato com Marcos Bayer com a intenção de comprar o seu primeiro Kart. Após a aquisição, ele convidou seu amigo Marcos para criar o traçado da primeira pista da região de São Mateus, em sua propriedade, no Km 28.
A partir daí o Kart no Barro começou a fazer sucesso na região do interior de São Mateus. O que levou, após a expansão do esporte, à criação do Kart Clube do Norte do Estado do Espírito Santo, como conta a história em "KART CLUBE".